17. Sou radioamador com a classe B (ou A). Posso fazer exame para a classe 1?

Sim, os radioamadores das classes B e A podem fazer exame para a nova classe 1.

12 comentários:

  1. Já existe alguma expectativa relativamente às vantagens da classe 1 face à actual classe A?

    ResponderEliminar
  2. Caro Rei Artur
    A expectativa é que tudo aquilo que é extra na actual classe A (4m, 6m, etc.) passe a ser "de série" na nova classe 1. Também se fala em novos indicativos para as novas classes, o que para alguns pode ser considerado uma vantagem. No entanto tudo o que acabei de escrever não passa da minha convicção pessoal, *sem qualquer base factual*, pelo que vamos ter que aguardar pela decisão da ANACOM.

    ResponderEliminar
  3. ora então verifico que durante anos os ct2 sempre ficaram para atras, até ouvi alguns ct1 ficarem satisfeitos com a situação, não todos claro! ( dos c2 não poderem ir a 20 metros por exemplo) e agora constato que se calhar vai a aconteçer o mesmo aos ct1 ???... impossivel !!! never.. never....!!!
    assina um ct2 !!!

    ResponderEliminar
  4. Caro CT2???
    O presente DL 53/2009, e a regulamentação a que for sujeito, apenas irá ser aplicada ás novas classes (1, 2 e 3). As classes anteriores (A, B e C), irão manter-se exactamente como até aqui.

    ResponderEliminar
  5. NÃO ME PARECE POIS , TERAO
    AO SEMPRE DE MEXER NOS INDICATIVOS ANTIGOS
    ( NAS REGALIAS)SEJAM CT1 OU CT2 E POSSIVELMENTE NAS SUAS REGALIAS, OU ISTO SERÁ SO PARA OS NOVOS RADIOAMADORES QUE ENTRAM AGORA ? OS ANTIGOS INDICATIVOS FICAM TODOS IGUAIS TIPO CT1ZZZ CT2ZZZ NÃO MUDARA INDICATIVOS TIPO OS ESPANHOIS POR ZONAS?

    ResponderEliminar
  6. Caro ???
    A nova lei apenas dispõe para o futuro. O que existe actualmente, fica *exactamente* como está! Futuro regulamento é para os novos radioamadores, e para os actuais que façam exame para as novas classes.

    ResponderEliminar
  7. gostaria de saber o seguinte : os ct2 para pasarem a ct1 tem ainda de fazer o morse ou ja foi abulido ? obrigado

    ResponderEliminar
  8. Caro ???
    O actuais CT2 (classe B sem morse) já não podem passar para CT1 (classe B com morse), porque o diploma que regulava essa questão já foi revogado,
    logo já não está em vigor.
    A única possibilidade de mudar de classe é, de acordo com o novo Decreto-Lei, fazer exame para a classe 1, cujo teor ainda não é conhecido.

    ResponderEliminar
  9. obrigado, ja estou mais exclarecido.

    ResponderEliminar
  10. Ooops
    Por favor ignorem o meu comentário anterior pois está errado. O DL 5/95 e as Portarias conexas foram revogadas pelo DL 53/2009, mas tal terá efeito apenas quando o DL 53/2009 entrar em vigor (90 dias após a sua publicação). Logo, até essa data, os actuais CT2 poderão fazer exame para CT1.
    Logo que entre em vigor o novo DL, os CT2 só poderão exame para classe 1.

    ResponderEliminar
  11. Não sei porquê mas "cheira-me" que irão aparecer nos próximos meses muitos rádios para venda...
    Será que as futuras classes 1,2 e 3 irão ter muitos clientes? Não prevejo muita adesão dos jovens...fazer um exame para ficar só na escuta!!!

    ResponderEliminar
  12. Caro ???
    Pessoalmente também me parece bastante restritivo que os radioamadores de classe C sejam meros radioescutas. Mas tenho esperança que a ANACOM acolha as propostas das associações, e permita que possam operar, sob supervisão, nos 10m.
    No entanto, o que me parece mais castrador neste novo cenário, é que uma pessoa maior de 16 anos, não possa fazer exame directamente para a classe 2. O futuro dirá se foram acertadas estas alterações.

    ResponderEliminar