O objectivo deste blog é ajudar a conhecer e compreender o Decreto-Lei n.º 53/2009 de 2 de Março, que fixa o regime de utilização do serviço de amador de radiocomunicações, também conhecido como Radioamadorismo.
17. Sou radioamador com a classe B (ou A). Posso fazer exame para a classe 1?
Sim, os radioamadores das classes B e A podem fazer exame para a nova classe 1.
Caro Rei Artur A expectativa é que tudo aquilo que é extra na actual classe A (4m, 6m, etc.) passe a ser "de série" na nova classe 1. Também se fala em novos indicativos para as novas classes, o que para alguns pode ser considerado uma vantagem. No entanto tudo o que acabei de escrever não passa da minha convicção pessoal, *sem qualquer base factual*, pelo que vamos ter que aguardar pela decisão da ANACOM.
ora então verifico que durante anos os ct2 sempre ficaram para atras, até ouvi alguns ct1 ficarem satisfeitos com a situação, não todos claro! ( dos c2 não poderem ir a 20 metros por exemplo) e agora constato que se calhar vai a aconteçer o mesmo aos ct1 ???... impossivel !!! never.. never....!!! assina um ct2 !!!
Caro CT2??? O presente DL 53/2009, e a regulamentação a que for sujeito, apenas irá ser aplicada ás novas classes (1, 2 e 3). As classes anteriores (A, B e C), irão manter-se exactamente como até aqui.
NÃO ME PARECE POIS , TERAO AO SEMPRE DE MEXER NOS INDICATIVOS ANTIGOS ( NAS REGALIAS)SEJAM CT1 OU CT2 E POSSIVELMENTE NAS SUAS REGALIAS, OU ISTO SERÁ SO PARA OS NOVOS RADIOAMADORES QUE ENTRAM AGORA ? OS ANTIGOS INDICATIVOS FICAM TODOS IGUAIS TIPO CT1ZZZ CT2ZZZ NÃO MUDARA INDICATIVOS TIPO OS ESPANHOIS POR ZONAS?
Caro ??? A nova lei apenas dispõe para o futuro. O que existe actualmente, fica *exactamente* como está! Futuro regulamento é para os novos radioamadores, e para os actuais que façam exame para as novas classes.
Caro ??? O actuais CT2 (classe B sem morse) já não podem passar para CT1 (classe B com morse), porque o diploma que regulava essa questão já foi revogado, logo já não está em vigor. A única possibilidade de mudar de classe é, de acordo com o novo Decreto-Lei, fazer exame para a classe 1, cujo teor ainda não é conhecido.
Ooops Por favor ignorem o meu comentário anterior pois está errado. O DL 5/95 e as Portarias conexas foram revogadas pelo DL 53/2009, mas tal terá efeito apenas quando o DL 53/2009 entrar em vigor (90 dias após a sua publicação). Logo, até essa data, os actuais CT2 poderão fazer exame para CT1. Logo que entre em vigor o novo DL, os CT2 só poderão exame para classe 1.
Não sei porquê mas "cheira-me" que irão aparecer nos próximos meses muitos rádios para venda... Será que as futuras classes 1,2 e 3 irão ter muitos clientes? Não prevejo muita adesão dos jovens...fazer um exame para ficar só na escuta!!!
Caro ??? Pessoalmente também me parece bastante restritivo que os radioamadores de classe C sejam meros radioescutas. Mas tenho esperança que a ANACOM acolha as propostas das associações, e permita que possam operar, sob supervisão, nos 10m. No entanto, o que me parece mais castrador neste novo cenário, é que uma pessoa maior de 16 anos, não possa fazer exame directamente para a classe 2. O futuro dirá se foram acertadas estas alterações.
Já existe alguma expectativa relativamente às vantagens da classe 1 face à actual classe A?
ResponderEliminarCaro Rei Artur
ResponderEliminarA expectativa é que tudo aquilo que é extra na actual classe A (4m, 6m, etc.) passe a ser "de série" na nova classe 1. Também se fala em novos indicativos para as novas classes, o que para alguns pode ser considerado uma vantagem. No entanto tudo o que acabei de escrever não passa da minha convicção pessoal, *sem qualquer base factual*, pelo que vamos ter que aguardar pela decisão da ANACOM.
ora então verifico que durante anos os ct2 sempre ficaram para atras, até ouvi alguns ct1 ficarem satisfeitos com a situação, não todos claro! ( dos c2 não poderem ir a 20 metros por exemplo) e agora constato que se calhar vai a aconteçer o mesmo aos ct1 ???... impossivel !!! never.. never....!!!
ResponderEliminarassina um ct2 !!!
Caro CT2???
ResponderEliminarO presente DL 53/2009, e a regulamentação a que for sujeito, apenas irá ser aplicada ás novas classes (1, 2 e 3). As classes anteriores (A, B e C), irão manter-se exactamente como até aqui.
NÃO ME PARECE POIS , TERAO
ResponderEliminarAO SEMPRE DE MEXER NOS INDICATIVOS ANTIGOS
( NAS REGALIAS)SEJAM CT1 OU CT2 E POSSIVELMENTE NAS SUAS REGALIAS, OU ISTO SERÁ SO PARA OS NOVOS RADIOAMADORES QUE ENTRAM AGORA ? OS ANTIGOS INDICATIVOS FICAM TODOS IGUAIS TIPO CT1ZZZ CT2ZZZ NÃO MUDARA INDICATIVOS TIPO OS ESPANHOIS POR ZONAS?
Caro ???
ResponderEliminarA nova lei apenas dispõe para o futuro. O que existe actualmente, fica *exactamente* como está! Futuro regulamento é para os novos radioamadores, e para os actuais que façam exame para as novas classes.
gostaria de saber o seguinte : os ct2 para pasarem a ct1 tem ainda de fazer o morse ou ja foi abulido ? obrigado
ResponderEliminarCaro ???
ResponderEliminarO actuais CT2 (classe B sem morse) já não podem passar para CT1 (classe B com morse), porque o diploma que regulava essa questão já foi revogado,
logo já não está em vigor.
A única possibilidade de mudar de classe é, de acordo com o novo Decreto-Lei, fazer exame para a classe 1, cujo teor ainda não é conhecido.
obrigado, ja estou mais exclarecido.
ResponderEliminarOoops
ResponderEliminarPor favor ignorem o meu comentário anterior pois está errado. O DL 5/95 e as Portarias conexas foram revogadas pelo DL 53/2009, mas tal terá efeito apenas quando o DL 53/2009 entrar em vigor (90 dias após a sua publicação). Logo, até essa data, os actuais CT2 poderão fazer exame para CT1.
Logo que entre em vigor o novo DL, os CT2 só poderão exame para classe 1.
Não sei porquê mas "cheira-me" que irão aparecer nos próximos meses muitos rádios para venda...
ResponderEliminarSerá que as futuras classes 1,2 e 3 irão ter muitos clientes? Não prevejo muita adesão dos jovens...fazer um exame para ficar só na escuta!!!
Caro ???
ResponderEliminarPessoalmente também me parece bastante restritivo que os radioamadores de classe C sejam meros radioescutas. Mas tenho esperança que a ANACOM acolha as propostas das associações, e permita que possam operar, sob supervisão, nos 10m.
No entanto, o que me parece mais castrador neste novo cenário, é que uma pessoa maior de 16 anos, não possa fazer exame directamente para a classe 2. O futuro dirá se foram acertadas estas alterações.